nome do projeto
Plano Habitacional Urbano de Cidade Tiradentes
local
São Paulo – SP
linha do tempo
2002 a 2003 – Elaboração do Plano, por meio de processo participativo
agente organizador e financiador
SEHAB e Cities Alliance - Programa Bairro Legal
atividades desenvolvidas pela usina
Realização de oficinas com os moradores e lideranças
Pré-diagnóstico físico-social-ambiental
Elaboração do Plano Habitacional Urbano
equipe
Arquitetura e Urbanismo: Carolina Heldt, Guilherme Petrella, João Marcos de A. Lopes, José Correia do Prado Neto, Pedro Fiori Arantes, Renata Moreira, Taís Jamra Tsukumo
Trabalho Social: Eder Camargo, Wagner Romão
Encomendado pela Prefeitura de São Paulo e financiado por agências internacionais, o Plano Habitacional Urbano de Cidade Tiradentes visava desenvolver, com a participação dos moradores do bairro, um plano de ação que pudesse qualificar a área ocupada por conjuntos habitacionais (a maior concentração da América Latina), loteamentos irregulares e favelas em seus interstícios.
Buscou-se identificar e operar temas urbanos a partir da relação horizontal entre as secretarias municipais, a participação popular e a concepção técnica e política dos profissionais envolvidos.
Foi desenvolvido em etapas, partindo de diversos diagnósticos até chegar ao plano final, indicando ações urbanísticas em identidade às ações sociais e administrativas, concentrando-se em situações especiais que pudessem efetivamente ser uma inflexão no processo vigente de produção do espaço.